"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

A ceia com o Senhor é para todos.


“...Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.” 1
Jesus, o Messias.


NO BANQUETE CELEBRADO POR JESUS, depois que o alimento foi comido junto com as diferenças – da mesma forma que no dízimo do pobre –, o pão e o vinho foram servidos como lembrança do pacto entre Deus e Abraão, na figura do Justo rei de Salém. Nesse momento sagrado em que a morte do primogênito da raça humana estava sendo anunciada, Jesus igualou sua Igreja aos filhos de Abraão. Enquanto todos nós – Filhos e Igreja – esperamos o Messias, precisamos continuar praticando a tzedakah, os atos de Justiça, a Misericórdia. Precisamos continuar plantando a semente do Reino do Céu: o amor ao próximo, a tolerância com o “outro”, a misericórdia. Se assim fizermos seremos conhecidos como filhos de Deus 2.

É na Ceia do Senhor, que os salvos têm a oportunidade de mostrar sua Justiça aos necessitados. Dividir o alimento e o que somos com os que precisam de nós, nos faz realmente salvos. No momento em que celebramos nossa salvação com pão e vinho, juntamente com quem precisa ser salvo, estamos retribuindo nosso dízimo a Deus. Foi isso que Jesus fez ao partir o pão; mostrou aos seus alunos que eles deveriam repartir o pão recebido, com quem não era igual a eles. Jesus se parte e nós o repartimos junto conosco. Repartimos o Jesus que está em nós quando nos repartimos com os outros. Celebrar a Ceia do Senhor é exatamente isso, repartir o que somos com quem ainda não é. Celebrar a Ceia do Senhor é antes de tudo celebrar a Ceia com o Senhor. Se recebemos de Graça, de Graça temos de dar; sem ritos, sem regras religiosas, sem banhos cerimoniais, sem nada que aprisione, sem nada que impeça a comunhão. O ser humano necessita de ritos, de crenças, de cerimônias, isso não é mal, porém, essas manifestações não podem determinar quem participa ou não, da Ceia com o Senhor. A Ceia do Senhor é nosso abraço santo, é nossa transformação intelectual, é nossa celebração de perdão, é nosso dízimo a Deus por sua Misericórdia nos acordar todas as manhãs.

Quando repartimos o pão com aqueles que estão conosco nesse banquete de Graça, temos de beber o vinho da morte. A morte representada pelo sangue que se derramou em favor de muitos 3, está profetizada na primeira palavra do primeiro livro do Tanak. Em hebraico essa palavra é Bereshit 4 e quer dizer: “com o cabeça na estaca...” (...), o Criador fez tudo. Essa morte profetizada na primeira palavra do Gênesis reverbera eternamente como ele é Eterno – Bendito seja Ele –, enquanto nos reunirmos para beber do vinho que tem a intenção de matar nossas diferenças. Quando nos partimos em pedaços de pão, repartimos o Messias que está dentro de nós. Esse despedaçar provoca um sangramento coletivo; sangue misturado com sangue. Esse sangue deve ser servido e sorvido por todos os celebrantes para que as feridas deixem de ferir, e a vida se estabeleça em paz. Quando nos dividimos com aqueles que precisam de nós, estamos praticando o dízimo na forma mais pura e divina que existe. Estamos sendo agentes de salvação.

Dízimo é família; família passa por tragédia; tragédia gera bênção; bênção é salvação completa 5; essa salvação proporciona um banquete; nesse banquete o Messias está presente; sua presença se reparte no dividirmos o pão e o vinho; essa divisão que nos reúne é o dízimo.



***
Notas – A Ceia com o Senhor é para todos.
1. I Coríntios 11.24.
2. Mateus 5:44.
3. Lucas 22:20.
4. Bereshit: Be+RôSH+ITBe, proposição “com, por, em”; RôSH, “cabeça”, “líder”, “principal”, “primeiro”; IT, raiz de IaTD, que no hebraico é “estaca”, “madeiro”.
5. Salvação física, pelo alimento, pela roupa, etc.; salvação emocional, pelo afeto, carinho, respeito; salvação intelectual, pelo ensino proporcionado; salvação espiritual, por crer no Messias e nesta salvação completa.

Abreviações
BACF - Bíblia Almeida Corrigida e Fiel; BJC - Bíblia Judaica Completa; BH - Bíblia Hebraica; BNVI - Bíblia Nova Versão Internacional; ES - Escrituras Sagradas; BEP - Bíblia Edição Pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário