"Sempre fomos livres nas profundezas de nosso coração, totalmente livres, homens e mulheres.
Fomos escravos no mundo externo, mas homens e mulheres livres em nossa alma e espírito."
Maharal de Praga (1525-1609)

Abraão o justo.


“A conexão é o alicerce de um tsadik. Um tsadik não existe em seu próprio benefício, mas para servir como uma extensão de D’us. Procuramos os tsadikim para rezarem por nós, porque sabemos que as preces dos tsadikim serão atendidas.” 1
Rabi Aaron Raskin 2


A BÍBLIA ESTÁ REPLETA de passagens que identificam o Justo e sua ação, a Justiça. Mas poucos sabem o que realmente significa o termo “justo”. Justo é aquele, desprovido da necessidade de reconhecimento por seus atos de Justiça. Por causa desse comportamento essa pessoa, se torna um representante natural de Deus para com seus semelhantes. O Justo, ou tsadik, como é conhecido no hebraico bíblico, não é uma pessoa “certinha” e sem erros. É uma pessoa que apesar de seus erros, busca a todo custo retribuir o que Deus lhe tem feito, contribuindo para a dignidade de seu próximo.

No meio religioso, Justo é aquela pessoa que nunca comete erros, que emite juízos imparciais, que nunca falta com seus compromissos, que é legítimo e íntegro. Nos dias de hoje, um engravatado é aparentemente uma pessoa justa. Por sua vez, a justiça, pode ser definida e entendida pela maioria de nós como uma capacidade de “julgar segundo o direito e a melhor consciência” 3. Mas não é somente isso, “justo” e “justiça” são muito mais. Além de ser uma pessoa que não busca mídia para o que faz de bom, o Justo é uma pessoa altruísta, pensa sempre no outro, antes de pensar em si mesmo. Justiça é o ato concreto do sentimento de um altruísta, o altruísmo 4. Cuidar primeiro do outro é justiça. Simples assim. Em questões de dízimo, justiça é fazer o que tem de ser feito para garantir a dignidade do outro, conforme determina a Lei Divina.

Existe uma grande confusão entre os conceitos “retribuir” e “pagar”. Mistura-se retribuição com pagamento. O Justo retribui o que recebe de Deus, o tempo todo. Ele sabe que não é um ser “certinho”, ou “uma pessoa legal” e por isso entende que sua vida – nos campos físico, intelectual e emocional – é amparada pelo Eterno. O Justo conhece seus defeitos, suas limitações e aprende a tocar a vida com elas, e a cada dia agradece a Deus por tudo que recebe d’Ele.

Para todos que acreditam no Messias Jesus, o perdão é uma possibilidade real, foi conquistada com sua morte no madeiro e é irrevogável por meio de sua ressurreição. O Justo sabe que mesmo desejando, não poderia pagar pelo que recebe diariamente de Deus, principalmente pela Misericórdia. O Justo reconhece suas limitações diante do Altíssimo, sabe que os bens, o sustento, a saúde, a segurança, o perdão, tudo é proveniente do amor e da Misericórdia Divina, por isso ao invés de tentar pagar o que recebe do Altíssimo, o Justo retribui essas bênçãos aos semelhantes.

Pagar não é retribuir. Pagar tem a ver com adquirir por certo valor, retribuir é estender a outra pessoa o mesmo benefício recebido. Só é retribuível, o que não é pagável. É por isso que não podemos pagar o que recebemos de Deus, só podemos retribuir. O Justo sabe disso. Sabe que tudo que recebe de Deus só pode ser retribuído a “outro” igual a si mesmo. A retribuição do Justo é intencionada a Deus, mas direcionada a seu próximo. O Justo recebe de Deus e retribui o que recebe, dando a quem precisa. O Justo é a expressão de Deus para com os necessitados. A ação de retribuir graciosamente a esses, por tudo que recebe do Altíssimo, tem o nome de Justiça.

Essa era a expectativa, que o velho e Justo Abraão tinha em relação ao seu sobrinho Ló quando intercedeu por ele diante do Senhor de toda a terra. O fato de ter conseguido salvar a família de seu sobrinho não era contado por aquele homem Justo, como algo que merecesse reconhecimento. A união familiar contava mais que tudo, e como ele entendia que não possuía méritos diante do Eterno, para interceder por seu familiar, Abraão confrontou o Misericordioso com Sua Misericórdia.



***
Notas – Abraão, o Justo.
1. Rabi Aaron Raskin, A letra tsadik, A luz das letras do alfabeto hebraico, p.138.
2. Aaron L. Raskin faz parte do movimento rabínico Chabad Lubavitch, é escritor e líder espiritual da Sinagoga Ortodoxa do Brooklyn, Nova York.
3. Mini Aurélio Eletrônico versão 5.12; 7ª edição, revista e atualizada.
4. Altruísmo: Sentimento de quem põe o interesse alheio acima do seu próprio.

Abreviações
BACF - Bíblia Almeida Corrigida e Fiel; BJC - Bíblia Judaica Completa; BH - Bíblia Hebraica; BNVI - Bíblia Nova Versão Internacional; ES - Escrituras Sagradas; BEP - Bíblia Edição Pastoral


Nenhum comentário:

Postar um comentário